terça-feira, 9 de março de 2021

Professor: Dayane Disciplina: Sociologia Anos (séries): 1ª série A e B Período/(Semana): 08 de março a 19 de março

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI

PLANO DE AULA 2

Período/(Semana): 08 de março a 19 de março 

Professor: Dayane       Disciplina: Sociologia 

Anos (séries): 1ª série A e B

Enviar a atividade para: daycaras@gmail.com

 

Atividade diagnóstica

 

1º) A sociologia é uma ciência humana que estuda a sociedade. Das opções abaixo, a que não contempla um de seus objetivos é:

 

a)     Compreender e explicar as transformações e mudanças nas sociedades humanas.

b)    Entender o funcionamento das sociedades e das relações entre os seres humanos.

c)    Estudar os fatores sociais e culturais relacionados com os comportamentos humanos.

d)     Compreender a existência humana e o saber por meio da análise racional relacionada com a história

e)    Compreender os interesses dos movimentos sociais, fruto de práticas sociais incoerentes com a ordem social.

 

 2º) (Ufpa 2008) Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo por que:

 

a)    proporciona a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.   

b)    é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.   

c)    transmite modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.   

d)    busca ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja, o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.   

e)    aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas escolas e universidades.   

 

 

3º) (Uem 2012) Sobre as instituições responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for correto.

 

a)    A família deixou de ser uma instituição de socialização primária relevante, pois no século XXI não transmite mais as habilidades necessárias para o agir em sociedade.   

b)    A escola é responsável pela socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto na formação profissional dos estudantes quanto na transmissão de valores e normas compatíveis com a estrutura social vigente.   

c)    Os grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais.   

d)    Os meios de comunicação, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não interferem no processo de socialização primária e secundária, pois a exposição aos seus conteúdos sempre é mediada e controlada pela família e pela escola.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário