ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO DERVILLE ALLEGRETTI
PLANO DE AULA 2
Professor: Jose Carlos Jeronimo Disciplina: Sociologia
Anos (séries): 1º ano C e D
Período/(Semana): 15/02 a 19/02 e 08/03 a 19/03
Habilidade(s) a ser(em) desenvolvida(s): Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais
Atividades:
Socialização
Processo pelo qual os indivíduos aprendem sua cultura, adotando e/ou abandonando uma série de papéis e tomando consciência de si próprios enquanto interagem com os outros.
Socialização primaria: aquisição de habilidades básicas necessárias para viver em sociedade, na infância. A família é o principal agente da socialização primaria.
Socialização secundária: ocorre fora da família; seus principais agentes são a escola e os grupos primários.
Charles Norton Dooley (1864-1929)
Self refletido (looking-glass self): o indivíduo constrói outra imagem por meio da interação com os outros, isto é, vê a si mesmo como os outros o veem.
Autoimagem: dependendo de como o indivíduo acredita que os outros o veem, ele constrói uma autoimagem positiva ou negativa; isso afeta profundamente seu desempenho social futuro.
Sigmund Freud (1856-1939): socialização é sempre problemática pois o ego se desenvolve mediante. Negação dos desejos limitados do id em confronto com o superego. Os indivíduos socialmente bem ajustados são aquele capazes de equilibrar as demandas sempre conflitantes do id em face das restrições impostas pelo superego.
Id: constitui o motor do pensamento e do comportamento. Contém os pensamento e desejos de recompensa mais primitivos, os instintos básicos como sexo, comida etc.
Superego: é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente seus instintos. Desejos.
Ego: permanece entre ambos, alterando as necessidades primitivas e as crenças éticas e morais. É a instância em que se inclui a consciência.
Principais agentes de socialização:
Família.
Escola.
Grupos primários
Meios de comunicação.
ATIVIDADES:
Sobre o processo de socialização, o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre afirma:
(...) É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.
Sobre isso, é incorreto afirmar:
Existem diferentes formas de socialização que estão relacionadas com a cultura, o local e o contexto histórico dos indivíduos.
O processo de socialização formal é conduzido, por exemplo, por instituições como a igreja e a escola.
O processo de socialização informal é mais abrangente e acontece primeiramente no núcleo familiar.
Os processos de socialização antigos e modernos não se modificaram ao longo do tempo, pois os indivíduos se socializam da mesma forma.
O processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade é designado pelo nome de socialização. O mesmo revela uma série de facetas diversas. (…) Vista sob este ângulo, a socialização é a imposição de padrões sociais à conduta individual. Conforme procuramos demonstrar, esses padrões chegam mesmo a interferir nos processos fisiológicos do organismo. Conclui-se que na biografia do indivíduo a socialização, especialmente em sua fase inicial, constitui um fato que se reveste dum tremendo poder de constrição e duma importância extraordinária.
(BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In: FORACCHI, Marialice M.; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 1977. p. 204).
O conceito de “socialização”, definido acima, atribui um papel destacado ao:
processo de interiorização do mundo social na consciência das crianças.
conteúdo ensinado nas escolas públicas.
fator biológico como definidor da personalidade.
conjunto de influências dos meios de comunicação de massa sobre os indivíduos.
Por socialização entendemos o processo:
a) Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
b) De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
c) De construção de laços de afetividade.
d) De transformação da comunidade em sociedade.
“Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com seus folkways e mores […]. Há pouca dúvida de que a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominará. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema heterogeneidade de padrões, haverá consideráveis variações. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolverá”. Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967, p. 70-75.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Existe uma interação entre a cultura e a personalidade, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social.
b) A sociedade impõe, por suas exigências, aprovações e desaprovações, o tipo de personalidade que o indivíduo terá.
c) O indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente.
d) São as tendências hereditárias e não é a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo.
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